Beatmakers de Curitiba que você também precisa conhecer!

Bface e Bêra na Batalha da União da CWMob - Foto do Marcos Vinicius Marion @flowpeterparker

Curitiba sempre foi “A Terra dos Beats de Ouro“, por aqui temos nomes importantes como Galax, Eibe, HurakánNave, Dario, Spektrum, Cabes, Hupalo!, Thiago PródigoLaudz do Tropkillaz, o lendário Nel Sentimentum e o eterno Dj Primo, entre outros. Recentemente foi publicado a matéria “5 Beatmakers de Curitiba Que Você Precisa Conhecer” e resolvi fazer um complemento com outros beatmakers que achei que também deveriam na lista!

BÊRA:

David Vinicius vulgo Bêrabeats diretamente da Zona Sul de Curitiba, ou então “lado trash” como eles chamam, é um dos responsáveis pelos beats mais originais e únicos do país. Produtor do grupo Poesia163 e ganhador da 1ª edição da batalha de beats da Versus, Bêra se destaca pela forma única de manipular samples e de montar as linhas de grave dos beats, sempre fazendo geral bater cabeça nos shows:

OGEN:

Leonel Junior, no rolê conhecido como “Nego” e Ogen no YouTube, também vindo da Zona Sul de Curitiba é um dos produtores mais visionários na minha opinião. Ogen sabe como ninguèm criar loops com sintetizadores, com os snares quebrados, graves limpos e nítidos porém sempre muito bem programados. Recentemente lançou o EP “Não Me Recomendo” em parceria com seu antigo grupo Letrash, onde além de produzir a maioria das faixas, também solta uns versos no melhor estilo Jxnxs.

BFACE:

Bface é MC, produtor, designer e workaholic. Vencedor da Batalha da União promovida pela CWMob e também da 3ª edição da Versus e responsável pelos boombaps mais bonitos da cidade. Idealizador da Suite Music já produziu Suite Para Corações Urbanos e a SEXTAPE, duas obras primas e recentemente lançou uma música linda em parceria com a Jaya. Se fosse definir o trabalho do Bface em uma palavra seria “música bonita”:

BURN-O:

Bruno Salata já foi Bieness e agora é Burn-O, além de ser um dos MC’s mais talentosos da cidade, ele mesmo produz todas as suas músicas e também produziu “Cínicos” do seu antigo grupo Napville. Atualmente trabalha em seu primeiro EP solo inteiramente produzido por ele mesmo onde pretende misturar vários gêneros como house, reggaeton, plug e trap. Assim como Don L fez em Beira de Piscina e Minha Lei, ele costuma fazer remixes melhores do que as versões originais:

SEITHÉN:

Johnny Seithén da Lowcliqueboys é um puta produtor de plug, talvez um dos melhores do país. Recentemente lançou o podcast BAILE DA LOW em parceria com o VÓID e também produziu a música SAUCE do Raffa Moreira com o Klyn e ficou conhecido nacionalmente pela frase “Seithén got the glock!

808CJ:

Henrique Flores mais conhecido como CJ ou 808CJ é MC e produtor do grupo SemCrise MC’s. Sabe como ninguém produzir um trap funk e um drill e é responsável por todas as produções da Bagdá Records. Com certeza uma de suas melhores produções é a música “Glock” em parceria com o Adriano Bico:

RAFA INKI:

Rafa Inki é MC, beatmaker e ator, atualmente trabalha na sua carreria solo e também no grupo DOIS IRMÃO junto com seu irmão Éssik, que na minha opinião é um dos melhores MC’s da cidade. Rafa ganhou a 2ª edição da Versus e vem evoluindo muito a cada novo trabalho lançado, com destaque para a faixa “Noctis“:

AKA RASTA:

Com certeza um dos artistas curitibanos em maior ascenção atualmente, Guilherme Ramos, o Aka Rasta, é extremamente melódico em suas composições e isso vem da parte vocal e também da parte instrumental da música, e ambas ficam na sua conta. Sim, ele mesmo produz todas as suas músicas em casa, um grande exemplo de DIY. Rasta é muito talentoso e extremamente dedicado no que faz, mensalmente lança catálogos de beats pra venda e quase toda semana tem lançado uma musica nova que ele produziu:

GANESH:

Ganesh é idealizador do selo Mão Santa, atua também como DJ e dá aulas de produção musical. Um dos maiores entusiastas do bass music na cidade, recentemente teve uma de suas produções no TOP 50 do beatport. Com destaque para suas parcerias com o MOVNI ele também foi o responsável pela produção da música “Assalto a Mão Letrada” do MC Sid:

JHONY KNOX:

Knox é 1/2 do estúdio TWB e pioneiro do Trap da cidade. O ano era 2007 e ninguém sabia o que era o “trap” por aqui mas o Knox já fazia o que na época era denominado de gangsta rap pelo conteúdo das letras mas a sonoridade foi se alterando com o tempo e hoje consigo visualizar claramente que aquilo foi o começo do trap em Curitiba. Ele também já foi 1/3 do grupo DHZ que teve contrato assinado com a Skol Music e lançaram o hit Batendo que até hoje toca nas pistas. Recentemente produziu algumas faixas da Mixtape Contraste do Vinyl Rap:

DORIA:

Lucas Doria é natural de Floripa/SC mas atualmente reside em Curitiba e representa o estúdio LEMAC. Dono de uma das melhores equalizações da cidade sempre traz muita autenticidade e qualidade nas suas produções. Muito aclamado e procurado por muitos MC’s para trabalhos em parceria, principalmente pelo Pete Mcee e essa parceria dos dois é uma das melhores da cidade:

YOUNG GG:

Roberto Mendes mais conhecido como Young GG é dono das melhores viradas da cidade. Um dos poucos que produzem com o Ableton, destaca-se pelas viradas de bateria muito características e marcantes. Também atua como DJ e recentemente produziu a música “Me Mostre” do Matheus Bronx e lançou o EP “Fases” em colaboração com o Liva, dono de um dos melhores vocais da cidade:

KARAK:

Karak é membro da FRE$HKILLMOB, representante da SujoLado e juntamente com o Kara$uja criou a gravadora Krecord’s. Original de SP mas atuando em Curitiba, Karak também é MC e um dos seus trabalhos mais relevantes como produtor é a música “Neuro$e” do Kara$uja:

PONTHE:

João Boss mais conhecido como Ponthe, ficou conhecido na cidade pelo seu grupo SãoNunca onde atuava principalmente como MC. Sempre esteve presente no meio da produção e atualmente esse tem sido seu foco principal na música. Recentemente produziu as músicas “Espelho Oblíquo” e “Deixa” do Caco:

DEGRAUS:

Daniel Lengler vulgo Degraus já vem de muitos anos de caminhada no mundo da música, Representante da Zona Norte da cidade, Degraus é membro do grupo Simplesment onde também atua como MC. Ele produz com samples, sintetizadores e as vezes com os dois, um dos seus últimos trabalhos lançados como produtor é a música “Desgraçômetro” do Oddish de Salvador/BA:

RODRIGO ZIN:

Zin é velho conhecido da galera que acompanha o RND, porém ele não poderia ficar de fora dessa lista. Zin é único, um dos mais originais e talentosos que temos por aqui. Sabe manipular samples como ninguém além de ser um puta criador de melodias. Rodrigo Zin merece ganhar o mundo com a sua música, não só por ser um MC de alto nível, mas também por ser autêntico nas suas produções:

PEDRINN:

Pedro Henrique Tavares, o Pedrinn, é membro integrante do grupo Sexto Sentido (6To Sentido) e criador do estúdio SS Record’s. No grupo ele atua também como MC e no estúdio ele grava, mixa, masteriza e produz os instrumentais. Um dos poucos representantes da bandeira do boombap, ele sabe como ninguém fazer um bom e velho bumbo e caixa:

Curitiba com certeza possui MUITOS produtores de alto nível, os listados são os quais eu possuo maior conhecimento sobre o trabalho e tenho maior prioridade pra falar sobre. A ordem dos produtores não representa nenhum tipo de ranking, afinal o propósito da matéria não é eleger o melhor e promover competição mas sim evidenciar os artistas locais.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.