O rap em lançamentos, histórias, notícias, downloads

Grafiteiros pintam quebrada inteira no México e violência na região diminui

8

Em parceria com o governo do Mexico, a organização Germen Crew, conhecida por criar trabalhos artísticos em comunidades e espaços públicos,  revitalizou a comunidade de Las Palmitas, na cidade de Pachuca.

Com objetivo de integrar a comunidade e tirar a imagem negativa do bairro, o trabalho na quebrada mexicana durou 14 meses. Os artistas pintaram 209 casas, ou vinte mil metros quadrados de fachadas, com as cores: lavanda, verde limão, laranja, entre outras. Formando, pra quem observa de longe, um belo arco-iris abstrato.

150725016.6_mn

A obra é uma homenagem ao vento: a cidade de Pachuca é apelidada de “La Bella Airosa”, uma frase espanhola que que pode ser entendida como “a cidade de belos ventos”.

Cada cor representa a alma do bairro. Tem sido um esforço de toda quebrada, cada família tem participado de alguma forma“, disse o diretor do projeto, Enrique “Mybe” Gomez, para o jornal The Guardian

No total, 452 famílias (1808 pessoas) foram beneficiadas. E segundo relatos locais, o índice de violência entre os jovens diminuiu consideravelmente, fazendo o objetivo do projeto ser alcançado.

crew-germen-graffiti-town-mural-palmitas-3

De acordo com o diretor Mybe, antes da grafitagem ser feita, Las Palmitas era mais uma área onde as pessoas evitavam sair às ruas depois de anoitecer ou até interagir uns com os outros depois de certa hora. Mas quando o projeto se aproximava de sua fase final, Mybe relatou que começou a notar pessoas na rua conversando entre si e mais crianças pra fora de casa.

Honestamente, o que mais me surpreende é ver que as pessoas estão realmente mudando“, disse o diretor da grafitagem. Eles estão crescendo, há mais espírito comunitário. As pessoas estão cuidando da segurança do bairro com suas próprias mãos“.

Imagens da obra

Clique na imagem para expandir

[su_custom_gallery source=”media: 25859,25860,25857,25856,25851,25855,25863,25862,25847″ limit=”26″ link=”lightbox” target=”blank” width=”700″ height=”120″ title=”never”]

Clipe do processo de criação

[ytp_video source=”AhyvMs4ZEuI”][su_spacer]

A recepção do projeto tem sido tão positiva que os planos para grafitar outra região já estão em andamento. A próxima parada deve ser “Cubitos”, outra quebrada da região.

8 Comentários
  1. emersonfn Diz

    Top

  2. MATEUS HENRIQUE Diz

    Isso não é grafiti, é são as cores da bandeira LGBT. A Esquerda imunda quer tornar os manos e minas da quebrada em pessoas homossexuais. Sou do morro do Turano-Rio de Janeiro e aqui na quebrada não gostamos de gays. Essa parada não é com a gente.

  3. Rafael Diz

    Germen de semente. A ideia do projeto é dar frutos. Como em germen de trigo, etc.

  4. Diogo Fiche Diz

    O trabalho é lindo! Esse tipo de ação além de diminuir a violência trabalha contra a segmentação sócio-espacial. Para que as pessoas não estigmatizem os lugares, como fez o autor do texto chamando de “Quebrada”.

  5. Joao Vitor Lima Diz

    “Em parceria com o governo do Mexico, a organização Germen Crew”

  6. Maria Rosemar de Lima Diz

    Parabéns aos grafiteiros, ficou lindo deu vida e beleza.show!
    Apesar de todos os problemas assim como o Brasil eu Amo o querido México !

  7. macaco macacão Diz

    germen=? de germes?? ou German de alemao?? ensinem os vossos “pixadores” a pintar em vez de andarem com extintores a fazer rabiscos por aí

  8. Marília Rosa Diz

    Maravilhoso Trabalho!!!! Uma verdadeira obra de arte a céu aberto!!! E o melhor de tudo é o trabalho se tornou instrumento dignificante para o membros da comunidade. Melhorias e conforto na região onde se mora traz dignidade e qualidade de vida em todos os sentidos! Só tenho que parabenizar a organização Germen Crew!!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.